Coloquei meu filho na creche CEI !!!

IMG_20170405_091201Olá pessoal!

Hoje queria compartilhar com vocês minha experiência com meu filho indo para escolinha da prefeitura CEI (Centro de Educação Infantil). Na Educação Infantil, as crianças convivem e aprendem em ambientes adequados às suas necessidades e interesses, de acordo com sua faixa etária.

Os educadores promovem a convivência e o relacionamento com outras crianças e adultos desde o primeiro ano de vida, como forma de garantir o direito das crianças a uma educação integral e de boa qualidade social, que respeite as necessidades da pequena infância.

No dia 09/03/2017 foi o primeiro dia de adaptação do meu filho Oliver no CEI, lá existe  um sistema de adaptação bem bacana que gostei muito, no primeiro dia ele entrou na parte da manhã e saio as 11:30 hs, nesse grande passo o maridão queria estar presente então me acompanhou, chegando lá o Oliver entrou na sala, deu a mão para a professora e nem se quer olhou para traz, nós ficamos chocados pois foi super tranquilo, mas, era apenas o primeiro dia de adaptação. No segundo dia, ele entrou na parte da tarde, ás 14:30 hs e saiu as 17:30, cheguei lá se perguntando se a reação dele seria a mesma, e novamente ele entrou deu a mão para a professora e nem olhou para traz. Eu fui para casa pensando, “nooooossa, mais que menino desprendido, vai ser assim então todos os dias” kkkk,  nada é perfeito nessa vida. No terceiro dia seria o período integral, ele conheceu a rotina na parte da manhã e depois a parte da tarde, então chegou a hora de ficar o período integral, agora era para valer. Então no terceiro dia nós levamos ele até a escola, próximo de lá passamos sempre perto a uma rua que viramos para ir a igreja e a casa do meu sogro e sogra, quando ele viu essa rua começou a chorar dizendo vovô, vovó e chamava os priminhos e tias. Chegando na porta da sala ele começava a chorar e dizer: ” mamãe”, pensa na dor que estava me dando, mais uma das professoras chegava e dizia: ” vem meu chaveirinho “, kkkkk eu olhava e via que ele se acalmava na hora, todos os dias que voltava para buscar perguntava para as professoras se foi tudo bem com ele, graças a Deus durante o dia ele não chorava e gostava das atividades cotidianas da escola, lá existe um cronograma bem legal com as crianças, ele tomam café da manhã, brincam no parquinho, antes do almoço ainda comem uma fruta, almoçam, cochilam, fazem atividades, assistem a videos educativos, contam historinhas educativas, de tarde dão uma sopinha e tomam um café da tarde também, não sei a fundo a rotina mais é por ai.

Hoje já faz quase um mês que aderimos essa nova rotina para o Oliver, posso dizer que ele ja se adaptou, quando vamos para escolinha já não chora mais e quando vou buscar me recebe super feliz, corre até sua bolsa que esta pendurada na parede e corre para meus braços muito feliz e faladeiro, kkkk eu amo! Já percebi uma diferença muito grande no desenvolvimento dele, ele quer comer sozinho, está mais comunicativo, tem um bom relacionamento com outras crianças e etc.

No começo usei algumas estratégias para que esse novo passo fosse bem sucedido, primeiro eu aceitei que já estava na hora dele dar esse grande passo, segundo eu tive que passar por cima do meu egoismo, para mim seria muito mais fácil não ver ele chorar, não ver ele acordando um pouco mais cedo, não ver outra pessoa passando o dia com ele, para uma mãe é triste ver o filho dizer que não quer ficar ali por está apegado a ela, o que não vemos as vezes é que  existe coisas grandiosas mais a frente, não olhe o hoje ou no que pode acontecer exemplo, “ele pode chorar, ele vai ficar doente sem mim, eu vou ficar desesperada pois não sei se ele vai ficar bem e etc”, precisamos ver que para ele trará grandes benefícios, a creche  desenvolve atividades do cronograma elaborado especialmente para faixa etária do seu filho, aprendem músicas educativas, cantam, dançam, pintam com lápis de cor e até mesmo com tinta guache, ai você fala,” Há Camila eu não trabalho então posso fazer isso em casa”, mais na maioria das vezes não pode dedicar a maior parte do tempo aos seus filhos, pois possue outros afazeres da casa que ocupam seu tempo, então esses bebês acabam ficando em carrinhos, assistindo desenhos muitas vezes nada educativos ou em chiqueirinhos o tempo todo, o que dificulta os seus desenvolvimentos. Priorize o desenvolvimento do seu filho, não pense em você sempre, não pense que vai ser ruim para VOCÊ  ver ele chorar ou te chamar, pense no que vai ser muito melhor para ele ame mais fazendo o que é melhor para ELE, se sacrifique pois no final você terá orgulho das decisões certa que tomou!

Instrua a criança segundo os objetivos
que você tem para ela,
e mesmo com o passar dos anos
não se desviará deles.
Provérbios 22:6

Deixe um comentário

